Há um mês atrás o site ArcheAge-Online.com e o AAS anunciaram um concurso
"cross-promotion" mensal. O artigo seguinte é um exemplo resultante
desse concurso, foi escrito pelo membro do AAS: Shinaji.
Estes artigos têm por nome:
"Expecting ArcheAge" (à espera do ArcheAge). Este tem o sub-título de
Combate.
No capítulo anterior falou-se
daquilo que se espera de um "Sandbox MMORPG" e naquilo em que difere
dos outros desse género. Então, agora é tempo de falarmos sobre coisas que se
têm vindo a discutir e de sabermos como estão a ser feitas. Hoje
falaremos sobre combate.
Recentemente, tem-se
discutido muito sobre aquilo que se conhece por "Tab Targeting" (seleccionar
o inimigo com a tecla Tab) até ao "Free Targeting" (seleccioná-lo
livremente) e até sobre o "Auto Targeting" (seleccioná-lo automaticamente).
Como muitos dos novos jogos que aparecem têm estes mecanismos, muitas pessoas querem
e esperam que todos eles tenham "Free Targeting". Mas qual terá ArcheAge,
exactamente? Bom, pelos vídeos parece que tem "Tab Targeting, mas isso não
quer dizer que seja mau, necessariamente. Mesmo que se verifique que use o sistema
"Tab Targeting", não quer dizer que não seja um jogo com componente estratégica
e táctica. O posicionamento ainda pode ter um papel a desempenhar e ainda há possibilidade
de ter um sistema de combate excitante. Por isso àquilo que sabemos. O criador
do jogo, Jake Song, disse, em entrevistas, que estão a trabalhar para que cada
"skill" (habilidade) seja único e também nos "combos"
(sequências de "skills"). Aqui
está um exemplo que ele deu:
«Também estamos a pensar em
criar alguns "combos" entre as "skills". Por exemplo, se o
"skill" "Shock Arrow" (Seta de Choque) é usado depois do
"Floating Bubble" (Bolha Flutuante), a personagem seleccionada vai
ser lançada para mais longe do que se estivesse no chão.» (O "Floating Bubble"
faz com que a personagem seleccionada seja elevada do solo.)
Antes de explorarmos isto,
vamos ponderar sobre algumas habilidades de que ouvimos falar e vimos. Alguns
vídeos mostraram exemplos de personagens a fazer levitar outras. O Jake falou
sobre isto ser um "Psychokinetic skill" (habilidade Psico-cinética),
com a capacidade de elevar e atirar com o alvo. Outro foi capaz de prender alguém
numa bolha e eleva-lo para o ar. Ainda se falou da habilidade em que se forma
uma mão na terra para segurar o inimigo.
Parece-nos que isto é
propicio a muitos combates cheios de estratégia, especialmente quando
consideramos estes "combo skills". Vamos, portanto, considerar o
último exemplo. Ser capazes de atirar um inimigo pelo ar, levanta-lo no ar e
depois usar uma seta de choque para atirar com ele, parece uma boa maneira de
ganhar tempo e ter uma oportunidade para fugir. Mas ficamos por aqui? Se vamos
misturar "skills" para criar "combos", porque não electrocutar
o monstro na bolha flutuante de água para fazer mais dano, em vez de usar estes
"skills" de forma separada? Disparar setas através de linhas de fogo ("fire
walls") para adicionar dano de fogo às setas? Porque não?
Isto parece-nos uma boa base
para combates em grupo. Pode não ser um sistema sem selecção de alvos, mas,
para já, parece promissor e excitante o que se espera que seja o combate,
cativante e táctico.
Falemos
agora sobre habilidades.
No ArcheAge, a mesma
liberdade, de que se falou no último artigo estende-se também a este aspecto do
jogo, és livre de criar a tua própria classe. Quando crias uma personagem tens
a opção de escolher: "Warrior", "Priest", "Mage",
"Ranger" e "Advanced". Os primeiros quatro são apenas estereótipos. Vamos explicar a quinta. Por
trás destas classes há 10 habilidades.
1.
"Fight"
(luta)
2.
"Adamant"
(dureza)
3.
"Death"
(morte)
4.
"Magic"
(magia)
5.
"Romance"
6.
"Illusion"
(ilusão)
7.
"Will"
(vontade)
8.
"Wild"
(selvagem)
9.
"Vocation"
(vocação)
10.
"Love"
(amor)
Estás um pouco confuso? Vai à secção enciclopédia e dá uma vista de olhos na secção das classes,
para perceberes melhor o que se segue.
Agora que
leste sobre como funcionam as habilidades, vamos explorar as possibilidades.
Basicamente, não estás limitado a ser um "Warrior",
"Priest", "Mage" ou "Ranger". Cada destas classes
são estereótipos que servem para te orientar, de início, para um tipo de jogo e
um tipo de "skills", ou mais à lutador (Warrior") ou mais à mágico
("Mage"), etc. Mas és completamente livre de mudas estas habilidades
depois. Digamos que podes escolher uma das 3 habilidades que queres. Podes ter
3 habilidades activas ao mesmo tempo, mas podes trocar uma delas por qualquer outra
quando escolhes, tens apenas que subir de nível cada habilidade para receber
pontos, para gastar nos "skills" disponíveis.
Isto
significa que, ter 120 combinações diferentes para 120 classes diferentes com
diferentes "skills", para criar a tua própria classe única, és livre
de jogar como quiseres. Queres ter uma classe de apoio com possibilidade de
fazer dano à distância? "Wild", "Love" e
"Romance" e estás pronto. E que tal um lançador de feitiços com muita
defesa? "Adamant", "Magic" e "Death". Isto pode ser incrível e assustador
ao mesmo tempo. Pode-se já imaginar alguns a sonhar com as possibilidades e
outros já a fazer as contas para balancear o que vão escolher. O certo é que
até agora não temos muita informação como isto funciona, portanto podemos
apenas imaginar como vai ser a partir do que sabemos da Close Beta.
Agora a
última coisa que de que vamos falar. Equipamento e como ele influencia o
combate. O que sabemos é que qualquer um pode usar qualquer tipo de equipamento
que quiser. Gostas de roupas leves ("cloth armour")? Usa-as
juntamente com um par de botas de aço ("plate boots") e umas calças
de couro ("leather leggings"). Os jogadores são livres de usar
qualquer tipo de armadura que apanhem, apesar dos diferentes tipos de armadura
e dos diferentes atributos, como por exemplo se usares uma armadura de aço
("plate armor") vais ter menos agilidade do que se usares uma de
couro ou uma leve, que podem melhorar a capacidade de lançar feitiços, ao
contrario da armadura de aço. Por isso, mesmo que sejas livre de vestir o que
quiseres, alguns bónus podem dar-te mais jeito que outros e levar-te a usar um
certo tipo de armadura, contudo podes não estar interessado em perder agilidade
por usar uma de aço, ou podes desenvolver um conjunto de habilidades em que
mesmo que não pertenças uma classe tipo "Warrior" podes ter vantagens
em usar armaduras de aço.
É realmente
informação excitante, ou pelo menos interessante e vai ser demais ver até onde
este sistema consegue ir, desde criar a tua própria classe, combinar
"skills" e usar a armadura que queres há, de facto, muita liberdade.
Há ainda muito que não sabemos e ainda mais para explorar em relação aos
mecanismos de PvP (jogador contra
jogador) e de PvE (jogador contra monstros), mas, isso será para outro artigo.
Fontes : Jake Song talks ArcheAge, XLGames.com: Abilities e ArcheAge-Online.com
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